domingo, 16 de setembro de 2012

Escola Infantil Ernesto Che Guevara- Revolucionando o Ensino e dando Asas para Liberdade!"


      

As especificidades na construção do currículo escolar real, oculto e prescrito da teoria a prática
A LDB lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996 no capítulo II da Educação Básica seção I das disposições gerais consta no Art.26.Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional  comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar,por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade,da cultura, da economia e da clientela.
               O que é currículo?
O currículo constitui o elemento nuclear do processo pedagógico, pois é ele quem viabiliza o processo de ensino e aprendizagem sua projeção define o que ensinar como ensinar e as formas de avaliação,em estreita colaboração com a didática. De certo modo, o currículo é a expressão da cultura da escola com a sua recriação e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria esta cultura, projetando a cultura organizacional que se deseja visando à interação e transformação das realidades. Fazendo com que educadores, coordenação, conselho escolar fique atentos a este processo de criação, sendo pautado na LDB 9394/96; ECA lei 8069/90, sem ferir a Lei maior à Constituição 1988, ou seja, na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola tudo deve ser planejado conforme a LegislaçãoPCN; PNC para que não fira os direitos dos educando tanto no contexto escolar formal e não-formal.

Da Teoria a prática no qual iremos diversificar os níveis de currículo no ambiente escolar que estão entre eles o real, oculto e prescrito:


Currículo Real:É o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja, é experimentado, é a reação dos alunos diante do que está sendo aprendido e compreendido, no qual depois deste processo todo torna mais um saber retido pelos os mesmos. Criando uma oportunidade única neste momento da interação do professor e alunos a ressignificação do conhecimento cotidiano dando espaço em sua mente para nascer cada vez mais novas descobertas científicas, toda esta magia surge na mediação de educadores comprometidos em causar impactos positivos em seus alunos, isto acontece durante a transformação do currículo real no processo ensino aprendizagem dentro da sala de aula.

                                                   

Currículo Oculto:
É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência da espontaneidade, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar. Fazendo nascer o que chamamos de aceitação a diversidade humana, o ponto crucial para banirmos de vez o preconceito pelo diferente de si mesmo, aprendendo na prática o respeito às diferenças, pois somos iguais biologicamente pertencemos à mesma espécie humana, com isto não existe razão para discriminar ninguém a sua volta, revelação esta na interação do conhecimento com o meio social que vivemos (intrapessoal) mediada pelos educadores.

                         
Durante o intervalo escolar que surgem os momentos de conflitos (BULLYING), pelas as diferenças existentes entre os educando, tanto o olhar dos educadores e coordenação pedagógica devem estar sempre atentos a resolver estas problemáticas sem descaso ou alardes exagerados, buscando sempre o diálogo para que ambas as partes compreendam que o respeito ao outro diferente de si mesmo é prevalecer sempre o bom exemplo da compreensão de que somos todos iguais, portanto não existe razão para agressão física ou verbal e nem qualquer tipo de preconceito nas escolas, com tanta informação ao nosso alcance tudo tem uma explicação lógica, o que já não da mais espaço para violência quanto a diversidade cultural.
INCLUSÃO A DIVERSIDADE ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA!     
                           

Currículo Prescrito:
É um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretárias Federais, Estaduais e Municipais. Tendo em seu formato uma padronização a nível Nacional, ou seja,vem pronto para ser reproduzido em sala de aula, mais não impedi a transformação da prática destes conteúdos pelo docente no cotidiano escolar. As metodologias aplicadas por eles são ferramentas culturais que despertam saberes inesgotáveis, com isto jamais existirá finito para o saber humano,somos sujeitos inacabáveis em constante evolução da vida até a morte. Nesta relação o que ensinamos também se da pelo exemplo, portanto o educador tem que levar em conta qual marca ele deseja deixar no momento de educar seus alunos, pense bastante a respeito disto as mudanças durante o percurso da aula devem sempre estar pautados em uma fala segura e repleta de valores sólidos, os alunos antes de tudo será um grande precursor futuramente da transmissão de conhecimentos adquiridos de seu mestre educador.

                              

                       Veja estes vídeos! 

                                             

São cinco vídeos que demonstram o que desejamos colocar como primordial na construção de um Currículo Escolar e de suas Especificidades do Real, Oculto e Prescrito cada um com suas peculiaridades, nos colocando caminhos a serem seguidos com muita criatividade e atitude, de querer sempre inovar os conteúdos durante o ensino de nossos educando, da teoria a prática percebemos o que de comum em ambos trás, a vontade de INOVAR a REALIDADE ESCOLAR, que estas práticas sirvam de exemplo para nós EDUCADORES, fazermos da SALA DE AULA um lugar diferente como segundo lar de nossos alunos, pois devemos levar em conta que é neste espaço de conhecimento que todos passaram boa parte da VIDA.

                         

 Debate acerca do currículo escolar com nossos educadores


Assunto: O que foi colocado em prática desta construção do currículo real,oculto e prescrito na escola.


Escola Infantil Ernesto Che Guevara conta com amplo espaço físico, no qual contribui para inúmeras atividades curriculares dos alunos. Contamos com uma equipe que age como revolucionária do saber, sempre empenhados em fazer de seus pequenos aprendizes tornarem desbravadores do seu próprio conhecimento, assim dando grande satisfação com que foi planejado juntamente a vocês no PPP no inicio do ano letivo quanto aos conteúdos programado para o decorrer do ensino de todos estes futuros pesquisadores, todo programa extracurricular foi além das expectativas por nós coordenadoras pedagógicas desta instituição, acerca das metodologias foram surgindo ideias novas no qual estamos debatendo hoje com relação à oficina de teatro para os pequenos e os demais do ensino fundamental está tendo grande retorno, gostaria de deixar claro que estará assegurado tal atividade para o próximo ano, sei que todos vocês tem se empenhado ao máximo para  inovar as aulas, o que nos deixa contente com os resultados, tanto que no próximo ANO LETIVO colocaremos mais salas e abriremos vagas em nossa instituição para o ensino médio, objetivo este compartilhado com vocês hoje já como uma realidade em construção. As reuniões que passamos para os sábados com os pais dos alunos, trouxe mais participação, embora sejamos uma escola particular a intenção dos proprietários é abrir mais bolsas para inserção de mais alunos da comunidade de Várzea Grande-MT, por este motivo deixamos aqui registrado a clareza em expor a todos, que além da criatividade com o Currículo Escolar nossa maior intenção é revolucionar ensino das crianças. Desejamos contribuir de forma direta e indireta com vocês equipe, pais e alunos para o bem da nossa sociedade, começando pelas crianças que evolui o conhecimento rapidamente. A instituição deixa as portas abertas a todos vocês para colaborarem com esta evolução em nosso ensino Sejam Bem Vindos

Um resumo do que fazemos dentro e fora da Sala de Aula na prática do currículo real,Oculto e prescrito na nossa escola!



Em nossa Escola Trabalhamos:
AS ATIVIDADES LÚDICAS QUE FAZEM BEM AS CRIANÇAS ESTIMULAM A SUA IMAGINAÇÃOA TECNOLOGIA  É UM EVENTO A MAIS EM SUA EDUCAÇÃOSÓ NÃO DEVEM SUBSTITUIR O ATO DE BRINCAR E CRIAR NO AMBIENTE DE ENSINO!

     Laboratório de Química e Física, temos a intenção de construir no próximo ano mais um para crianças pequenas já irem se socializando com o mundo da ciência além dos livros, temos nos deparados com invenções de crianças de apenas 12 anos de idade que enchem a Escola de orgulho de sempre estar inovando na maneira de educar!
                          Na oficina de Teatro as  crianças transformam seus conhecimentos em verdadeiras obras de ARTE! Garantimos neste momento de LAZER procurar trabalhar a DIVERSIDADE CULTURAL em uma LEITURA de MUNDO, para compreenderem estas diferenças buscando sempre o Respeito a elas, Levamos a família para compartilhar estas alegrias de aprendizado sério mais com HUMOR!  
      Aqui  neste espaço viajamos por outras fronteiras do MUNDO! A Internet estabelece novas descobertas, educadores nesta escola revolucionam a metodologia de Ensino no mundo virtual interagindo da teoria para praticidade de INOVAR o que eles aprenderam na Sala de aula, criando filmes, charges e vídeos do roteiro feito no papel para não perderem a postura de escrever antes de digitar, assim trabalhos a escrita e a tecnologia!
                                           O uso do celular na escola, deu muito trabalho no começo, mais conseguimos entrar em acordo com os alunos da sua utilização, agora somente no intervalo. Conflitos na sala nem pensar, educadores compreenderam que é um vento a mais em suas atividades, tanto que está servindo para eles fazerem imagens de seus projetos de pesquisas, trabalhos que são solicitados pelos professores de todas as disciplinas. A tecnologia é uma febre mundial, já faz parte da escola, com isto deve ser usado ao seu favor e não contra, podemos ensinar as crianças a utilizarem o meio de comunicação com sabedoria e terem atitudes de bons exemplos com esta ferramenta diferente de informação.
Criamos um espaço de Literatura INFANTIL com computadores para os pequenos aprendizes!
Na sala de aula nossos EDUCADORES atuam como articulador do conhecimento, fazendo com que seus alunos despertem seu próprio saber, utilizando-se do método da filosofia de Sócrates que foi um grande pensador da antiguidade grega sendo uns dos primeiros revolucionários do saber com seu estilo inusitado de ensinar, ele fazia de forma irônica a pergunta aos seus aprendizes e utilizava as sua respostas para retornar o questionamento anterior com mais conhecimento adquirido, assim fazendo com que os mesmos questionassem infinitamente suas próprias ideias, fazendo surgir uma Maiêutica, ou seja, um parto das ideias (nome dado por ele em homenagem a sua mãe que era parteira), é neste momento de mediação durante o processo de ensino aprendizagem de seus educando que nossos professores passam a serem meros expectadores da sua aula, fazendo surgir neste momento mágico de interação o que é denominado para nós professores de como dando a eles Asas para a Liberdade para  tornarem futuros condutores do seu próprio conhecimento ao longo de suas vidas.
Podemos contar com a contribuição de uma pedagogia Libertadora como sendo subsídio para outras práticas educativas, no qual vivência aos professores, pedagogos, gestores o fato de que este ensino realmente liberta o conhecimento existente dentro de cada um, ou seja,  potencializa o surgimento do SABER.
Nossa História
Fundamos esta instituição em 2002, hoje contamos com 22 salas, trabalhamos em período integral, com educadores que buscam fazer a diferença no ato de EDUCAR, estamos construindo mais salas para receber o Ensino Médio já no  próximo ano Letivo. Funcionamos como uma cooperativa junto aos pais, dividindo as despesas na intenção de  promover a entrada de  um  número maior de alunos em nossa escola, buscamos atender as comunidades carentes em nosso Município com parceria de empresas que doam recursos para oferecer BOLSAS aos alunos interessados em mudar seus destinos. A escolha deste nome para a instituição foi por acreditar que o maior legado que deixamos na terra é efeito da causa que Escolhemos abraçar , muitos como Che Guevara foram pelo caminho da Luta em prol do povo, eu escolhi o caminho da Educação, para poder mostrar que você pode e deve viver feliz neste Mundo, com todos os recursos possíveis adquiridos pelo seu esforço, não desejo ser lembrada apenas em uma lápide de túmulo após minha morte, desejo humildemente estar na memória daqueles que em algum momento eu tenha ajudado a dar mais um passo na vida.   Fernanda França- Gestora pedagoga e Proprietária da Escola!
 
REFERÊNCIAS PARA SABER MAIS!
http://pt.scribd.com/doc/44668455/O-que-e-curriculo

http://educacaodeinfancia.com/o-que-e-o-curriculo/

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/ldb-atualizada-2011-mec-ldb-atualizada-comentada-pdf-lei-939496/ 

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/642_840.pdf

http://www.anped.org.br/

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Aguardo Comentários!

5 comentários:

  1. fernanda sou amiga da marluce adorei seu blog Marluce tambem ficou show beijus

    ResponderExcluir
  2. Fe o meu esta quase pronto depois mandamos o nosso blog bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA!! FICO FELIZ que gostou!!! Espalhe esta semente em sua Sala!!
      Adoro a Marluce!! Olha Rio de Janeiro no Blog!! se torne membros!!okk

      Excluir
  3. olá FERNANDA vim com carinho visitar o seu blog.
    gostei muito viu...
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Seja bem vinda...ao meu cantinho!!okk

      Excluir

IMAGENS RELACIONADAS A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO REAL,OCULTO E PRESCRITO DA TEORIA A PRÁTICA!

VEJA O SLIDE EM TELA GRANDE OK! "Momento Reflexão do Blog!"
"Esta foi a nossa apresentação de portfólio em grupo!"