
As especificidades na construção do currículo escolar real, oculto e prescrito da teoria a prática
A LDB lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996 no capítulo II da Educação Básica seção I das disposições gerais consta no Art.26.Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar,por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade,da cultura, da economia e da clientela.
O que é currículo?
O currículo constitui o elemento nuclear do processo pedagógico, pois é ele quem viabiliza o processo de ensino e aprendizagem sua projeção define o que ensinar como ensinar e as formas de avaliação,em estreita colaboração com a didática. De certo modo, o currículo é a expressão da cultura da escola com a sua recriação e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria esta cultura, projetando a cultura organizacional que se deseja visando à interação e transformação das realidades. Fazendo com que educadores, coordenação, conselho escolar fique atentos a este processo de criação, sendo pautado na LDB 9394/96; ECA lei n 8069/90, sem ferir a Lei maior à Constituição 1988, ou seja, na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola tudo deve ser planejado conforme a Legislação; PCN; PNC para que não fira os direitos dos educando tanto no contexto escolar formal e não-formal.
Da Teoria a prática no qual iremos diversificar os níveis de currículo no ambiente escolar que estão entre eles o real, oculto e prescrito:
Currículo Real:É o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja, é experimentado, é a reação dos alunos diante do que está sendo aprendido e compreendido, no qual depois deste processo todo torna mais um saber retido pelos os mesmos. Criando uma oportunidade única neste momento da interação do professor e alunos a ressignificação do conhecimento cotidiano dando espaço em sua mente para nascer cada vez mais novas descobertas científicas, toda esta magia surge na mediação de educadores comprometidos em causar impactos positivos em seus alunos, isto acontece durante a transformação do currículo real no processo ensino aprendizagem dentro da sala de aula.

Currículo Oculto:
É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência da espontaneidade, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar. Fazendo nascer o que chamamos de aceitação a diversidade humana, o ponto crucial para banirmos de vez o preconceito pelo diferente de si mesmo, aprendendo na prática o respeito às diferenças, pois somos iguais biologicamente pertencemos à mesma espécie humana, com isto não existe razão para discriminar ninguém a sua volta, revelação esta na interação do conhecimento com o meio social que vivemos (intrapessoal) mediada pelos educadores.


Durante o intervalo escolar que surgem os momentos de conflitos (BULLYING), pelas as diferenças existentes entre os educando, tanto o olhar dos educadores e coordenação pedagógica devem estar sempre atentos a resolver estas problemáticas sem descaso ou alardes exagerados, buscando sempre o diálogo para que ambas as partes compreendam que o respeito ao outro diferente de si mesmo é prevalecer sempre o bom exemplo da compreensão de que somos todos iguais, portanto não existe razão para agressão física ou verbal e nem qualquer tipo de preconceito nas escolas, com tanta informação ao nosso alcance tudo tem uma explicação lógica, o que já não da mais espaço para violência quanto a diversidade cultural.
![]() |
INCLUSÃO A DIVERSIDADE ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA!
|
Currículo Prescrito:
É um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretárias Federais, Estaduais e Municipais. Tendo em seu formato uma padronização a nível Nacional, ou seja,vem pronto para ser reproduzido em sala de aula, mais não impedi a transformação da prática destes conteúdos pelo docente no cotidiano escolar. As metodologias aplicadas por eles são ferramentas culturais que despertam saberes inesgotáveis, com isto jamais existirá finito para o saber humano,somos sujeitos inacabáveis em constante evolução da vida até a morte. Nesta relação o que ensinamos também se da pelo exemplo, portanto o educador tem que levar em conta qual marca ele deseja deixar no momento de educar seus alunos, pense bastante a respeito disto as mudanças durante o percurso da aula devem sempre estar pautados em uma fala segura e repleta de valores sólidos, os alunos antes de tudo será um grande precursor futuramente da transmissão de conhecimentos adquiridos de seu mestre educador.


Veja estes vídeos!


Debate acerca do currículo escolar com nossos educadores
Assunto: O que foi colocado em prática desta construção do currículo real,oculto e prescrito na escola.

Escola Infantil Ernesto Che Guevara conta com amplo espaço físico, no qual contribui para inúmeras atividades curriculares dos alunos. Contamos com uma equipe que age como revolucionária do saber, sempre empenhados em fazer de seus pequenos aprendizes tornarem desbravadores do seu próprio conhecimento, assim dando grande satisfação com que foi planejado juntamente a vocês no PPP no inicio do ano letivo quanto aos conteúdos programado para o decorrer do ensino de todos estes futuros pesquisadores, todo programa extracurricular foi além das expectativas por nós coordenadoras pedagógicas desta instituição, acerca das metodologias foram surgindo ideias novas no qual estamos debatendo hoje com relação à oficina de teatro para os pequenos e os demais do ensino fundamental está tendo grande retorno, gostaria de deixar claro que estará assegurado tal atividade para o próximo ano, sei que todos vocês tem se empenhado ao máximo para inovar as aulas, o que nos deixa contente com os resultados, tanto que no próximo ANO LETIVO colocaremos mais salas e abriremos vagas em nossa instituição para o ensino médio, objetivo este compartilhado com vocês hoje já como uma realidade em construção. As reuniões que passamos para os sábados com os pais dos alunos, trouxe mais participação, embora sejamos uma escola particular a intenção dos proprietários é abrir mais bolsas para inserção de mais alunos da comunidade de Várzea Grande-MT, por este motivo deixamos aqui registrado a clareza em expor a todos, que além da criatividade com o Currículo Escolar nossa maior intenção é revolucionar o ensino das crianças. Desejamos contribuir de forma direta e indireta com vocês equipe, pais e alunos para o bem da nossa sociedade, começando pelas crianças que evolui o conhecimento rapidamente. A instituição deixa as portas abertas a todos vocês para colaborarem com esta evolução em nosso ensino Sejam Bem Vindos!
Um resumo do que fazemos dentro e fora da Sala de Aula na prática do currículo real,Oculto e prescrito na nossa escola!
![]() Em nossa Escola Trabalhamos: |
AS ATIVIDADES LÚDICAS QUE FAZEM BEM AS CRIANÇAS ESTIMULAM A SUA IMAGINAÇÃO! A TECNOLOGIA É UM EVENTO A MAIS EM SUA EDUCAÇÃO, SÓ NÃO DEVEM SUBSTITUIR O ATO DE BRINCAR E CRIAR NO AMBIENTE DE ENSINO!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
Fundamos esta instituição em 2002, hoje contamos com 22 salas, trabalhamos em período integral, com educadores que buscam fazer a diferença no ato de EDUCAR, estamos construindo mais salas para receber o Ensino Médio já no próximo ano Letivo. Funcionamos como uma cooperativa junto aos pais, dividindo as despesas na intenção de promover a entrada de um número maior de alunos em nossa escola, buscamos atender as comunidades carentes em nosso Município com parceria de empresas que doam recursos para oferecer BOLSAS aos alunos interessados em mudar seus destinos. A escolha deste nome para a instituição foi por acreditar que o maior legado que deixamos na terra é efeito da causa que Escolhemos abraçar , muitos como Che Guevara foram pelo caminho da Luta em prol do povo, eu escolhi o caminho da Educação, para poder mostrar que você pode e deve viver feliz neste Mundo, com todos os recursos possíveis adquiridos pelo seu esforço, não desejo ser lembrada apenas em uma lápide de túmulo após minha morte, desejo humildemente estar na memória daqueles que em algum momento eu tenha ajudado a dar mais um passo na vida. Fernanda França- Gestora pedagoga e Proprietária da Escola!
|
http://pt.scribd.com/doc/44668455/O-que-e-curriculo
http://educacaodeinfancia.com/o-que-e-o-curriculo/
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/ldb-atualizada-2011-mec-ldb-atualizada-comentada-pdf-lei-939496/
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/642_840.pdf
http://www.anped.org.br/
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Aguardo Comentários!

fernanda sou amiga da marluce adorei seu blog Marluce tambem ficou show beijus
ResponderExcluirFe o meu esta quase pronto depois mandamos o nosso blog bjus.
ResponderExcluirOBRIGADA!! FICO FELIZ que gostou!!! Espalhe esta semente em sua Sala!!
ExcluirAdoro a Marluce!! Olha Rio de Janeiro no Blog!! se torne membros!!okk
olá FERNANDA vim com carinho visitar o seu blog.
ResponderExcluirgostei muito viu...
parabéns!!!
Obrigada! Seja bem vinda...ao meu cantinho!!okk
Excluir