"Diz respeito à co-existência de várias culturas em um determinado espaço,mas não supõe a interação entre os membros dos grupos que comungam tal cultura. Supõe o respeito, sim, mas sem deixar claro as
Trabalho em grupo 3 semestre! Docentes Cicera,Celina,Fernanda,Ivanete e Lucimara!
A entrevista foi realizada na Escola Municipal Faustino Antônio da Silva no município de Várzea Grande no estado de Mato Grosso, onde funciona o ensino fundamental até o oitavo ano, as professora trabalham com as disciplinas da área de humanas, por ser de origem afrodescendente podemos notar por suas respostas que a mesma já sofreu na própria pele com discriminação racial por conta da sua cultura. Hoje consciente dos seus valores culturais e da sua importância na formação do povo brasileiro realiza um trabalho diferenciado valorizando as culturas e os costumes locais ao que está inserida.
No contexto histórico e cultural a educação brasileira sempre valorizou a cultura e os costumes europeus, esquecendo que o povo desta nação em sua constituição étnica é formado por índios, ciganos, afrodescendentes e os europeus, essa valorização do homem europeu, geravam discriminação e desigualdade no recinto escolar, a começar pela fisionomia da criança, olhos e cabelos pretos, lábios grossos etc. Fazendo com que muitas crianças fossem consideradas feias e desajeitadas, almejando se tornar igual às crianças brancas de olhos verdes e azuis, essa visão de ensino foi transmitida ao longo de nossa história, exemplo claro destas questões foi quando ainda no período colonial a elite brasileira na sua concepção de sociedade perfeita trouxe a mão de obra de europeus para branquear a população que na ocasião estava muito escura, ou seja, a ideia de Eugenia como uma raça pura. (Movimento que nasceu na Inglaterra depois deslocou para os EUA, como para os demais países).
Hoje com a inclusão da diversidade na sociedade em evidência e também no ambiente escolar, principalmente nos nossos dias atuais deve ser levado da teoria a prática educativa a atitude de um professor reflexivo partindo do pressuposto de um pesquisador em constante evolução com seus próprios conhecimentos, saindo da metodologia passiva e teórica para um agente articulador, por isto que um educador proativo deve estar atento às mudanças tanto das correntes teóricas como na sua própria praticidade durante o processo de ensino aprendizagem, somente desta forma ele garantirá a inclusão da diferentes etnias existentes nesta sociedade pluralista com mais segurança.
Podemos nos certificar desta preocupação com a grande diversidade existente neste país da inclusão também na LDB 9394-96 o Art.26-A Nos estabelecimentos de ensino fundamental e ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei n.11.645, de 2008).
Trabalho este voltado para unir tópicos das raízes históricas e culturais de como surgiu a nossa sociedade e o porquê de sua tamanha diversidade, das lutas dos negros e índios para manter suas memórias vivas, os fazendo conquistar afinal, o que lhe é de direito nesta sociedade, ou seja, à originalidade da sua própria constituição histórica neste país, no qual através de suas mãos, ela também se originou, todo este respeito é colaborado pelo reconhecimento das nossas descendências múltiplas, dando assim um formato de sociedade miscigenada (Brasil).
Foi possível durante o trajeto das temáticas deste terceiro semestre desvelar a realidade e a reflexão da importância da ação na gestão docente, partindo das metodologias ligadas ao eixo integrador da nossa interdisciplinaridade percebemos o quanto não só a legislação, como também a atitude de ser um constante pesquisador deve fazer parte do nosso caminho, as problemáticas em volta da construção curricular do prescrito, e no que ocorre durante a aprendizagem dentro e fora da sala de aula é uma inconstante, ou seja, o currículo escolar é inacabado, está em constante mudança e também ele exige está flexibilidade em sua idealização da parte teórica a sua prática por cada um durante este processo.
De certo modo geral ele é núcleo que funciona como parte estruturante do contexto escolar, sendo também aliado ao desenvolvimento do PPP, portanto é o precursor que direciona o ensino, e está em volta também do currículo oculto que embora seja implícito e não faça parte do prescrito é determinado como acontecimentos ligados ao cotidiano do estabelecimento, fazendo com que educadores fiquem atentos em seu agir, buscando ter atitudes e valores seguros, pautados sempre na lógica da ciência e a razão em volta do bom senso humano, para poder conduzir os educando a um melhor direcionamento de comportamentos positivos, principalmente a compreensão dos mesmos o quanto é importante respeitar a diversidade cultural, afinal faz parte da nossa própria história.
Identificamos durante a entrevista questões conflitantes quanto às experiências vivenciadas na pele por cada uma das professoras e de como não é fácil articular a construção histórica e cultural da humanidade sem sentir indignação, por tamanha barbárie ao longo dela, como ainda nestes dias atuais existe tabus, preconceitos enraizados na sociedade, que dorme e acorda com cada vez mais avanços nas tecnologias e ciência, e mesmo assim continua com estes preconceitos, é algo que ainda deve ser trabalhado com mais clareza nos espaços educacionais seja público ou privado.

—Demonstrem, provem, contestem mais revele aos seus educando
—O mundo é nosso!!!
—Independente de sua descendência étnica
—A escolha de um futuro melhor está em suas mãos
—Fatos da história estão aí para provar
—Barack Obama como presidente dos EUA ,tornando orgulho para os afrodescendentes no Mundo !
—O que devemos a esta miscigenação?Tudo principalmente a musicalidade o suing e o samba
—Nem o Rei do Rock Elvis Presley resistiu a este som
—James Brown – I feel Good (Eu me sinto bem)
—Então meus amigos Blogueiros levantem e dance um pouco conosco!
—Desejo um ótimo Natal para VOCÊS!!!
Cicera,Lucimara,Ivanete,Celina e Fernanda!
Em Fim o que faz deste fato ser a verdade durante a construção de nossa subjetividade!
É a prova que damos ao Mundo como resposta, de jamais se deixar levar por qualquer tipo de preconceito ou até mesmo discriminação racial ao próximo!
Como Deus nos coloca "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"!
Conforme Immanuel Kant 1724-1824 :
" Somos um produto das relações entre a nossa natureza e as experiências que vivemos..."
" Somos um produto das relações entre a nossa natureza e as experiências que vivemos..."
O que nos torna únicos em nossa constituição como humanos.
Sujeitos inacabados em constante evolução da vida a morte!
Imagens retiradas da Internet!
Imagens retiradas da Internet!
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