terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vivenciando a contextualização da praticidade do multiculturalismo durante o processo de ensino aprendizagem na visão de professoras afrodescendentes!

"Diz respeito à co-existência de várias culturas em um determinado espaço,mas não supõe a interação entre os membros dos grupos que comungam tal cultura. Supõe o respeito, sim, mas sem deixar claro as
possibilidades de integração e interação.( SILVA;RAMPAZZO;PIASSA cap 1, pg 24)."




Trabalho em grupo 3 semestre! Docentes Cicera,Celina,Fernanda,Ivanete e Lucimara!
A entrevista foi realizada na Escola Municipal Faustino Antônio da Silva no município de Várzea Grande no estado de Mato Grosso, onde funciona o ensino fundamental até o oitavo ano, as professora trabalham com as disciplinas da área de humanas, por ser de origem afrodescendente podemos notar por suas respostas que a mesma já sofreu na própria pele com discriminação racial por conta da sua cultura. Hoje consciente dos seus valores culturais e da sua importância na formação do povo brasileiro realiza um trabalho diferenciado valorizando as culturas e os costumes locais ao que está inserida.
No contexto histórico e cultural a educação brasileira sempre valorizou a cultura e os costumes europeus, esquecendo que o povo desta nação em sua constituição étnica é formado por índios, ciganos, afrodescendentes e os europeus, essa valorização do homem europeu, geravam discriminação e desigualdade no recinto escolar, a começar pela fisionomia da criança, olhos e cabelos pretos, lábios grossos etc. Fazendo com que muitas crianças fossem consideradas feias e desajeitadas, almejando se tornar igual às crianças brancas de olhos verdes e azuis, essa visão de ensino foi transmitida ao longo de nossa história, exemplo claro destas questões foi quando ainda no período colonial a elite brasileira na sua concepção de sociedade perfeita trouxe a mão de obra de europeus para branquear a população que na ocasião estava muito escura, ou seja, a ideia de Eugenia como uma raça pura. (Movimento que nasceu na Inglaterra depois deslocou para os EUA, como para os demais países).
Hoje com a inclusão da diversidade na sociedade em evidência e também no ambiente escolar, principalmente nos nossos dias atuais deve ser levado da teoria a prática educativa a atitude de um professor reflexivo partindo do pressuposto de um pesquisador em constante evolução com seus próprios conhecimentos, saindo da metodologia passiva e teórica para um agente articulador, por isto que um educador proativo deve estar atento às mudanças tanto das correntes teóricas como na sua própria praticidade durante o processo de ensino aprendizagem, somente desta forma ele garantirá a inclusão da diferentes etnias existentes nesta sociedade pluralista com mais segurança.
Podemos nos certificar desta preocupação com a grande diversidade existente neste país da inclusão também na LDB 9394-96 o Art.26-A Nos estabelecimentos de ensino fundamental e ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei n.11.645, de 2008).
Trabalho este voltado para unir tópicos das raízes históricas e culturais de como surgiu a nossa sociedade e o porquê de sua tamanha diversidade, das lutas dos negros e índios para manter suas memórias vivas, os fazendo conquistar afinal, o que lhe é de direito nesta sociedade, ou seja, à originalidade da sua própria constituição histórica neste país, no qual através de suas mãos, ela também se originou, todo este respeito é colaborado pelo reconhecimento das nossas descendências múltiplas, dando assim um formato de sociedade miscigenada (Brasil).
Foi possível durante o trajeto das temáticas deste terceiro semestre desvelar a realidade e a reflexão da importância da ação na gestão docente, partindo das metodologias ligadas ao eixo integrador da nossa interdisciplinaridade percebemos o quanto não só a legislação, como também a atitude de ser um constante pesquisador deve fazer parte do nosso caminho, as problemáticas em volta da construção curricular do prescrito, e no que ocorre durante a aprendizagem dentro e fora da sala de aula é uma inconstante, ou seja, o currículo escolar é inacabado, está em constante mudança e também ele exige está flexibilidade em sua idealização da parte teórica a sua prática por cada um durante este processo.
De certo modo geral ele é núcleo que funciona como parte estruturante do contexto escolar, sendo também aliado ao desenvolvimento do PPP, portanto é o precursor que direciona o ensino, e está em volta também do currículo oculto que embora seja implícito e não faça parte do prescrito é determinado como acontecimentos ligados ao cotidiano do estabelecimento, fazendo com que educadores fiquem atentos em seu agir, buscando ter atitudes e valores seguros, pautados sempre na lógica da ciência e a razão em volta do bom senso humano, para poder conduzir os educando a um melhor direcionamento de comportamentos positivos, principalmente a compreensão dos mesmos o quanto é importante respeitar a diversidade cultural, afinal faz parte da nossa própria história.
Identificamos durante a entrevista questões conflitantes quanto às experiências vivenciadas na pele por cada uma das professoras e de como não é fácil articular a construção histórica e cultural da humanidade sem sentir indignação, por tamanha barbárie ao longo dela, como ainda nestes dias atuais existe tabus, preconceitos enraizados na sociedade, que dorme e acorda com cada vez mais avanços nas tecnologias e ciência, e mesmo assim continua com estes preconceitos, é algo que ainda deve ser trabalhado com mais clareza nos espaços educacionais seja público ou privado.
Buscaremos encontrar uma forma de mostrar para todos como futuras pedagogas que o trabalho deve estar sempre aliado ao conhecimento, que empregos bons pertencem a todos, o caminho deve ser trilhado por nós, o mundo não é só da elite, mesmo que eles tenham certa facilidade, independente de sua descendência o seu futuro está em suas mãos, exemplos na própria história da humanidade está ai para provar os fatos. (Barack Obama- Presidente de uma das maiores potências do Mundo os EUA, se tornando o primeiro presidente Negro eleito pela segunda vez, para provar que podemos ser o que desejarmos enquanto vivos).
“ If  I  Can, anyone who is determined can also. ( Se eu consegui, qualquer pessoa que se determine, também pode).”  _ YES, WE  CAN ! SIM, NÓS PODEMOS !_ Barack Obama, and his family!!
" A todos neste momento enquanto educadores ou futuros pedagogos peço uma pausa para reflexão"
Demonstrem, provem, contestem mais revele aos seus educando
O mundo é nosso!!!
Independente de sua descendência étnica
A escolha de um futuro melhor está em suas mãos
Fatos da história estão aí para provar
Barack Obama como presidente dos EUA ,tornando orgulho para  os afrodescendentes no Mundo !
O que devemos a esta miscigenação?Tudo principalmente a musicalidade o suing e o samba
Nem o Rei do Rock Elvis Presley resistiu a este som
James Brown – I feel Good (Eu me sinto bem)
Então meus amigos Blogueiros levantem e dance um pouco conosco!
Desejo um ótimo Natal para VOCÊS!!!
                                        Cicera,Lucimara,Ivanete,Celina e Fernanda!

See full size image"Tudo o que somos é construído pela experiência, pois nascemos como folhas em branco que serão escritas ao longo de nossas vidas".( Aristóteles 384-322 aC- Teoria do Empirismo)
Em Fim o que faz deste fato ser a verdade durante a construção de nossa subjetividade!
É a prova que damos ao Mundo como resposta, de jamais se deixar levar por qualquer tipo de preconceito ou até mesmo discriminação racial ao próximo!
Como Deus nos coloca "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"!
Conforme Immanuel Kant 1724-1824 :
 " Somos um produto das relações entre a nossa natureza e as experiências que vivemos..."
 O que nos torna únicos em nossa constituição como humanos.
Sujeitos inacabados em constante evolução da vida a morte!
Imagens retiradas da Internet!

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